Mutirões Carcerários 20 Anos

Home > Mutirões Carcerários 20 Anos

MUTIRÕES CARCERÁRIOS 20 ANOS:

Arte, Memória, Justiça e Movimento

Há duas décadas, o Brasil deu um passo ousado e transformador na busca por uma justiça mais equitativa e humana.

Em 2008, os mutirões carcerários, iniciativa pioneira liderada pela presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), surgiram como um divisor de águas na história do sistema prisional brasileiro. Pela primeira vez, a superlotação carcerária, um problema crônico e complexo, foi enfrentada com coragem institucional, consciência humanitária e ações decisivas.

Vinte anos depois, o Instituto iFree e seus parceiros propõem um novo mutirão, desta vez de cultura, memória e reflexão. Por meio de uma série de ações culturais multifacetadas, celebraremos esse legado, provocando discussões essenciais para reacendermos o compromisso com a dignidade humana.

De 2026 a 2028, o Brasil será palco de uma poderosa confluência de arte, história e verdade com o objetivo de relembrar a importância e o impacto que tal medida exerceu sobre o sistema prisional brasileiro.

 

EXPOSIÇÃO MUTIRÃO DAS CORES

PRONAC: 258993

O Mutirão das Cores é uma iniciativa de grande envergadura visando transcender os muros do cárcere através da arte.

Sob a curadoria do artista teuto-brasileiro, Alex Flemming, internacionalmente conhecido por obras expostas no Brasil, Europa e Estados Unidos e, por sua arte urbana de forte impacto, em especial, os painéis da estação Sumaré do metrô de São Paulo, esta exposição singular fará uma ponte entre dois mundos aparentemente distintos: de um artista renomado com outros invisibilizados por sua condição carcerária, no entanto, profundamente conectados pela experiência humana e amor pela arte.

A exposição trará um diálogo vibrante entre as obras de Flemming, unidas às criações de reeducandos(as) e internos(as) do sistema prisional de diversas regiões do Brasil, a cada etapa, divulgando artistas diferentes.

 

 

 

 

Através desta amostra, a arte assume seu papel mais potente: o de um caminho para a reinserção social.

 

 

 

DOCUMENTÁRIO POR DENTRO DO CÁRCERE: Os bastidores dos Mutirões Carcerários

O documentário de longa-metragem promete ser uma obra audiovisual de grande
impacto, com imagens reais e depoimentos inéditos, mergulhará no universo dos
mutirões carcerários, narrado por quem esteve na tomada de decisões e por quem
foi beneficiado.

Sob a direção de Diego Scarparo (diegoscarparo.com) a ideia é mergulhar fundo no tema, mostrando os desafios enfrentados por magistrados, defensores públicos, procuradores e servidores envolvidos nas ações, trazendo à tona os casos mais emblemáticos de violações de direitos encontrados. E o mais importante: ouvirá os relatos das pessoas diretamente afetadas pelo sistema e suas visões sobre o que vivenciaram na pele.

 

 

A previsão de lançamento para outubro de 2028 coincidirá com um momento simbólico, o qual marcará os 20 anos dos mutirões carcerários.
E em complemento à exposição Mutirão das Cores, será lançado ainda um minidocumentário sobre os artistas participantes e seu processo de criação, com previsão de lançamento para 2027. Ambas as obras serão poderosos instrumentos de conscientização, capazes de provocar uma reflexão profunda sobre a necessidade contínua de humanização, afinal, o sistema prisional é composto por rostos, nomes e histórias, não apenas por números de processos.

 

 

LIVRO MUTIRÕES CARCERÁRIOS 20 ANOS: Histórias e Reflexões

Em consonância com o documentário, porém, avançando mais profundo sobre a complexidade e o impacto dos mutirões carcerários, será lançado o livro como forma de documento histórico, escrito por mãos que efetivamente participaram do processo e contribuíram para seu êxito.

A publicação, intitulada Histórias e Reflexões, reunirá relatos reais daqueles que estiveram na linha de frente das ações, refletindo também sobre os caminhos a serem seguidos no enfrentamento da questão prisional do cenário atual.

Cada depoimento construirá uma narrativa coletiva sobre como essa política pública inovadora nasceu, quais foram os desafios enfrentados e, mais importante, por que a memória desses mutirões precisa ser preservada e celebrada.

 

O livro lançará uma pergunta urgente e incômoda para a sociedade:

Como permitimos chegar a tal estado de coisas?

 

 

 

 

CHAMADO À AÇÃO: Como Colaborar

O projeto Mutirões Carcerários 20 Anos é um movimento vivo pela preservação da memória e pelo fortalecimento de identidades. Para alcançar todo o potencial deste projeto, convidamos empresas, instituições e pessoas visionárias a somarem forças.

Para as empresas, o incentivo à cultura tem impacto principalmente sobre a imagem institucional, pois poderá agregar valor à sua marca, reforçar seu compromisso com causas sociais relevantes, desenvolver oportunidades de negócio e reforçar políticas de relacionamentos.

Como Participar:

 

Por que apoiar:

 

O projeto Mutirões Carcerários 20 Anos é um chamado à ação. Com o seu apoio, podemos alcançar milhares de pessoas, transformar realidades e garantir que estas histórias sejam contadas e preservadas para sempre. 

Para o material completo, com informações detalhadas sobre o projeto, cronogramas e cotas de patrocínio, entre em contato pelos canais abaixo:

(11) 98487-2051

(21) 97221-1513

contato@ifree.ong.br

 

Junte-se a nós e faça parte deste movimento!

Sua marca, nossa história, um legado para todos.